Região de Araçatuba registra mais de 19 mil novas empresas em 2025
Andradina se destaca com 1.328 novas empresas abertas
Divulgação
A região de Araçatuba contabilizou a abertura de 19.690 micro e pequenas empresas entre janeiro e novembro de 2025, segundo levantamento do Sebrae-SP com base em dados da Receita Federal. O número representa um crescimento de 6,75% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 18.445 novos negócios. O avanço demonstra a força do empreendedorismo local, com destaque para os setores de serviços e comércio.
Foram pesquisadas Empresas de Pequeno Porte (EPPs), Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEIs). Entre os municípios com maior número de novos negócios, Araçatuba lidera o ranking com 5.805 empresas abertas, seguida por Birigui (3.399), Penápolis (1.388) e Andradina (1.328).
Além do aumento no número de empresas abertas, o fluxo de atendimento do Sebrae-SP também reforça o dinamismo empreendedor na região. De janeiro a novembro, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Araçatuba realizou 44.611 atendimentos nas 35 cidades que compõem sua área de atuação, entre pessoas físicas e jurídicas. Só em Araçatuba, foram 18.163 atendimentos, evidenciando a demanda crescente por orientação e apoio aos empreendedores locais.
Segundo Marcos Amancio, gerente regional do Sebrae-SP em Araçatuba, o aumento no número de novos negócios, mesmo diante dos desafios econômicos atuais, revela uma combinação de ambiente favorável, apoio institucional, acesso ao crédito e diversidade de demanda por serviços. “Isso impulsiona o crescimento das pequenas empresas na região, com o setor de serviços liderando essa expansão”, acrescenta.
O setor de serviços se destacou em todas as cidades, seguido pelo comércio, agropecuária, construção civil e indústria.
“Esse é um movimento extremamente importante que mostra o momento especial que a região vem vivendo. Para 2026, o Sebrae-SP quer estar ainda mais perto de quem empreende desde a concepção da ideia, para que este empresário consiga fazer sua trajetória da melhor maneira possível. Assim a possibilidade de sucesso será ainda maior”, finaliza Marcos.
Comentários (0)