cover
Tocando Agora:

Região de Araçatuba registra mais de 19 mil novas empresas em 2025

Andradina se destaca com 1.328 novas empresas abertas

Região de Araçatuba registra mais de 19 mil novas empresas em 2025
Divulgação

Divulgação

A região de Araçatuba contabilizou a abertura de 19.690 micro e pequenas empresas entre janeiro e novembro de 2025, segundo levantamento do Sebrae-SP com base em dados da Receita Federal. O número representa um crescimento de 6,75% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 18.445 novos negócios. O avanço demonstra a força do empreendedorismo local, com destaque para os setores de serviços e comércio.

Foram pesquisadas Empresas de Pequeno Porte (EPPs), Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEIs). Entre os municípios com maior número de novos negócios, Araçatuba lidera o ranking com 5.805 empresas abertas, seguida por Birigui (3.399), Penápolis (1.388) e Andradina (1.328).

Além do aumento no número de empresas abertas, o fluxo de atendimento do Sebrae-SP também reforça o dinamismo empreendedor na região. De janeiro a novembro, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Araçatuba realizou 44.611 atendimentos nas 35 cidades que compõem sua área de atuação, entre pessoas físicas e jurídicas. Só em Araçatuba, foram 18.163 atendimentos, evidenciando a demanda crescente por orientação e apoio aos empreendedores locais.

Segundo Marcos Amancio, gerente regional do Sebrae-SP em Araçatuba, o aumento no número de novos negócios, mesmo diante dos desafios econômicos atuais, revela uma combinação de ambiente favorável, apoio institucional, acesso ao crédito e diversidade de demanda por serviços. “Isso impulsiona o crescimento das pequenas empresas na região, com o setor de serviços liderando essa expansão”, acrescenta.

O setor de serviços se destacou em todas as cidades, seguido pelo comércio, agropecuária, construção civil e indústria.

“Esse é um movimento extremamente importante que mostra o momento especial que a região vem vivendo. Para 2026, o Sebrae-SP quer estar ainda mais perto de quem empreende desde a concepção da ideia, para que este empresário consiga fazer sua trajetória da melhor maneira possível. Assim a possibilidade de sucesso será ainda maior”, finaliza Marcos.

Comentários (0)