Andradinenses doam sangue e ajudam a renovar estoque do Hemocentro de Araçatuba
Ao menos 10 pessoas participaram da caravana de doação de sangue no sábado (6)

Por André Longarini
No sábado (6), mais uma caravana de doadores de sangue partiu de Andradina rumo ao Hemocentro de Araçatuba, com saída da frente do campo do Jardim das Águas às 5:30 da manhã.
A caravana que é organizada pela Policial Militar Renatinha de Andradina, ajudou a repor o estoque de sangue do Hemocentro e, em média, cada doação de sangue ajuda quatro vidas.
A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta de extrema importância, pois o sangue humano não pode ser fabricado artificialmente. Sendo assim, a única forma de salvar a vida de pacientes que precisam de transfusão sanguínea é a através deste gesto de amor e solidariedade.
A doação é um procedimento totalmente seguro, o volume coletado é de aproximadamente 450 ml (padrão internacional), o que representa uma fração muito pequena do total de sangue de um adulto.
O volume doado é reposto naturalmente pelo organismo em 24h após a doação. O doador não se expõe a nenhum risco de contaminação, pois todo o material utilizado é estéril e descartável.
A doação de sangue não engorda e nem emagrece, não afina e nem engrossa o sangue. Não é necessário jejum, porém após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação. Não exige mais doações, ou seja, quem doa uma vez, não precisa obrigatoriamente doar novamente.
Comentários (0)