cover
Tocando Agora:

Câmara de Andradina recebeu audiência pública sobre orçamento estadual de 2026

Audiência foi realizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da ALESP

Câmara de Andradina recebeu audiência pública sobre orçamento estadual de 2026
Foto: Reprodução

Por André Longarini

No último dia 21/8, a Câmara de Vereadores de Andradina recebeu uma audiência pública para debater o orçamento estadual que será votado para 2026.

Presidida pelo Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, Deputado Estadual Gilmaci Santos (Republicanos), juntamente com os Deputados Estaduais Luiz Cláudio Marcolino (PT), Vice-presidente da comissão e Ênio Tatto (PT), teve a mesa o Presidente da Câmara de Andradina, Edgar Dourado (PSDB), a vereadora por Andradina Elaine Vogel (PSD) e o Prefeito de Andradina Mário Celso Lopes (PSD).

Com um plenário lotado com a presença de muitos vereadores e prefeitos de toda a região, a audiência abriu espaço para o uso da palavra de políticos e sociedade civil, com muitas entidades sendo representadas no púlpito.

Entre muitas solicitações, a principal delas foram reivindicações na saúde, com destaque para o olhar para a Santa Casa de Andradina, sendo defendida não só pelo Prefeito Mário Celso e vereadores andradinenses que usaram a palavra, mas como outros prefeitos e vereadores da região.

Causa animal, TEA (transtorno do Espectro Autista), repasse de parte do orçamento aos municípios ao estilo FPM do governo federal (Fundo de Participação dos Municípios), foram alguns das temáticas abordadas e solicitadas aos deputados.



Ao fim das falas abertas, o Deputado Luiz Cláudio Marcolino fez uma explanação geral com dados do orçamento estadual, arrecadação, repasse, setores investidos, sinalizando que falta melhorar a comunicação entre o governo estadual e prefeituras que, por vezes, perdem de receber verba por não terem a informação correta e que, as audiências estão sendo benéficas, pois estão dando vozes diretas aos problemas de cada região do estado, ressaltando que a estimativa de renúncia fiscal ICMS de 2026 é de 78 bilhões de reais.


O Deputado Ênio Tatto ressaltou que o orçamento do Estado de São Paulo é o maior entre todos os estados da federação, com previsão para a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é de 388 bilhões de reais, podendo chegar a 400 bilhões e que, há muito dinheiro que está parado, cobrando que ele seja distribuído para os setores a qual foi destinado, sendo neste ano, 10 bilhões e 400 milhões congelados.


Por fim o presidente da audiência, Deputado Gilmaci Santos no encerramento informou algumas benesses que já vão ser liberadas, sendo 100 mil para a entidade Ser Criança de Mirandópolis, 700 mil para a Santa Casa de Andradina e 200 mil para a Santa Casa de Valparaíso.

Todas as solicitação através de ofício foram recebidas e protocoladas por uma equipe que acompanha os deputados nas audiências.


Comentários (0)