Festa do Bom Jesus da Lapa acontece dia 6 de agosto e já tem programação definida
A origem da Romaria do Bom Jesus da Lapa, considerada a mais antiga do Brasil, remonta ao final do século XVII

Por André Longarini
A tradicional festa com procissão do Bom Jesus da Lapa que acontece em Paranápolis no dia 6 e agosto, completando 83 anos, já tem sua programação definida.
A Rádio ES conversou com o Padre Sebastião que falou sobre o festejo e sua importância para a comunidade.
ORIGEM DA FESTA
A origem da Romaria do Bom Jesus da Lapa, considerada a mais antiga do Brasil, remonta ao final do século XVII, com a chegada do monge português Francisco de Mendonça Mar à Bahia, que trouxe consigo a imagem do Senhor Bom Jesus. Ele se instalou como eremita em uma gruta, e a notícia de sua vida solitária e piedosa atraiu pessoas, iniciando as primeiras romarias ao local.
Por iniciativa do casal Antônio Alves da Silva e Erothildes Neves e Silva, que veio da Bahia atraído pelo potencial da nova cidade que se erguia às margens da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Antônio e Erothildes, muito católicos, trouxeram para a nova terra a tradição que cultivavam desde a infância.
O casal tinha propriedade rural em Paranápolis e contribuiu para a construção da capela de Bom Jesus da Lapa. Com o passar do tempo, a manifestação religiosa ganhou mais fiéis e a procissão se tornou uma tradição. Anualmente, milhares de pessoas percorrem aproximadamente seis quilômetros entre Andradina e Paranápolis pela Estrada Vicinal Emitério Castilho Gimenez.
Comentários (0)