cover
Tocando Agora:

Nomeação histórica no Vaticano! Papa nomeia primeira mulher para gabinete chefe da Igreja

A Irmã Simona Brambilla completará 60 anos no próximo dia 27 de março e ficará responsável por todos as ordens religiosas da igreja

Nomeação histórica no Vaticano! Papa nomeia primeira mulher para gabinete chefe da Igreja
Nomeação histórica no Vaticano! Papa nomeia primeira mulher para gabinete chefe da Igreja (Foto: Reprodução)

Esta segunda-feira, 6 de janeiro, o Papa nomeou a Irmã Simona Brambilla, ex-superiora-geral das Missionárias da Consolata, como prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, até então conduzido pelo cardeal 🇧🇷brasileiro João Braz de Aviz (segunda foto 📸).


Este “ministério” do Vaticano é responsável por gerir todas as congregações religiosas do mundo, cujos membros passam de um milhão. Dom João completará 78 anos em 2025, estando há frente deste Dicastério desde o pontificado de Bento XVI e além da idade de aposentadoria, que é de 75 anos.


Irmã Simona Brambilla, a primeira mulher prefeita no Vaticano, traz em seu currículo uma experiência missionária em Moçambique depois de se formar como enfermeira profissional e ingressar nas Irmãs Missionárias do Instituto da Consolata, que guiou de 2011 a 2023.


Em 8 de julho de 2019, o Papa nomeou sete mulheres membros do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica pela primeira vez. Em seguida, a irmã Brambilla foi escolhida primeiro como secretária do Dicastério em 7 de outubro de 2023 e, agora, como prefeita.


Francisco escolheu como pró-prefeito do dicastério o salesiano Ángel Fernández Artime, 65 anos, criado cardeal no Consistório de 30 de setembro de 2023.


Desde o início do magistério do Papa Francisco, a presença de mulheres aumentou significativamente. Com a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium de 2022, Francisco tornou possível que também os leigos e, portanto, inclusive as mulheres, pudessem chefiar um dicastério e se tornar prefeitos, uma posição anteriormente reservada a cardeais e arcebispos.


No Estado da Cidade do Vaticano, o Papa Francisco nomeou duas mulheres para cargos importantes nos dez anos de seu pontificado: em 2016, Barbara Jatta, diretora dos Museus Vaticanos, que sempre foram dirigidos por leigos. Em 2022, a nomeação da irmã Raffaella Petrini, secretária-geral do Governatorato, uma função normalmente atribuída a um bispo.


A Irmã Simona Brambilla completará 60 anos no próximo dia 27 de março.


Fonte: https://www.facebook.com/vaticannews.pt

Comentários (0)