Nomeação histórica no Vaticano! Papa nomeia primeira mulher para gabinete chefe da Igreja
A Irmã Simona Brambilla completará 60 anos no próximo dia 27 de março e ficará responsável por todos as ordens religiosas da igreja
Esta segunda-feira, 6 de janeiro, o Papa nomeou a Irmã Simona Brambilla, ex-superiora-geral das Missionárias da Consolata, como prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, até então conduzido pelo cardeal 🇧🇷brasileiro João Braz de Aviz (segunda foto 📸).
Este “ministério” do Vaticano é responsável por gerir todas as congregações religiosas do mundo, cujos membros passam de um milhão. Dom João completará 78 anos em 2025, estando há frente deste Dicastério desde o pontificado de Bento XVI e além da idade de aposentadoria, que é de 75 anos.
Irmã Simona Brambilla, a primeira mulher prefeita no Vaticano, traz em seu currículo uma experiência missionária em Moçambique depois de se formar como enfermeira profissional e ingressar nas Irmãs Missionárias do Instituto da Consolata, que guiou de 2011 a 2023.
Em 8 de julho de 2019, o Papa nomeou sete mulheres membros do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica pela primeira vez. Em seguida, a irmã Brambilla foi escolhida primeiro como secretária do Dicastério em 7 de outubro de 2023 e, agora, como prefeita.
Francisco escolheu como pró-prefeito do dicastério o salesiano Ángel Fernández Artime, 65 anos, criado cardeal no Consistório de 30 de setembro de 2023.
Desde o início do magistério do Papa Francisco, a presença de mulheres aumentou significativamente. Com a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium de 2022, Francisco tornou possível que também os leigos e, portanto, inclusive as mulheres, pudessem chefiar um dicastério e se tornar prefeitos, uma posição anteriormente reservada a cardeais e arcebispos.
No Estado da Cidade do Vaticano, o Papa Francisco nomeou duas mulheres para cargos importantes nos dez anos de seu pontificado: em 2016, Barbara Jatta, diretora dos Museus Vaticanos, que sempre foram dirigidos por leigos. Em 2022, a nomeação da irmã Raffaella Petrini, secretária-geral do Governatorato, uma função normalmente atribuída a um bispo.
A Irmã Simona Brambilla completará 60 anos no próximo dia 27 de março.
Fonte: https://www.facebook.com/vaticannews.pt
Comentários (0)