cover
Tocando Agora:

Jornalismo comemora seu dia, 7 de abril

Data foi instituída em 1931

Jornalismo comemora seu dia, 7 de abril
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por André Longarini

Nesta segunda-feira (7), o jornalismo brasileiro comemora o dia reservado aos profissionais de comunicação que tem o papel de levar informação com conteúdo a todos os cantos do país, seja por meio do impresso, rádio, TV ou internet.

A data foi instituída em 7 de abril de 1931, por decisão da (ABI), Associação Brasileira de Imprensa, em homenagem ao médico e jornalista, Giovanni Battista Líbero Badaró, morto em 1830, foi criador do Observatório Constitucional, jornal independente que focava em temas políticos.

Criação da ABI

Criada em 7 de abril de 1908 com o intuito de assegurar aos jornalistas seus direitos e legitimar a profissão, foi idealizada pelo jornalista Gustavo de Lacerda.

O primeiro jornal

Criado em 1º de junho de 1808, o Correio Braziliense foi o primeiro jornal a existir no Brasil, tendo sua produção fora do país e fundado pelo jornalista Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, ficando em circulação até 1º de dezembro de 1822.

O primeiro curso

Em 1947, o primeiro curso de jornalismo foi criado no Brasil, através da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, tendo a expansão na década de 60, com o aumento de instituições oferecendo o curso, sendo elas: Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade Eloy de Souza (atual Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), Universidade de Brasília (UnB) e federais de Goiás (UFG), Ceará (UFC) e Amazonas (UFAM).

Regulamentação

Em 1969 o curso de jornalismo passou a ser exigência para o exercício da profissão, sendo obrigatório, ficando vigente até 2009, quando o STF (supremo Tribunal Federal), derrubou a exigência com a vigência estando válida até os dias atuais.

Outras datas

Além do 7 de abril, outras datas também homenageiam os profissionais de comunicação, sendo:

29 de janeiro: refere-se à morte do jornalista e abolicionista José do Patrocínio;

16 de fevereiro: Dia do Repórter;

3 de maio: Dia da Liberdade de Imprensa, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993;

1º de junho: Dia da Imprensa. Essa data faz referência ao início da circulação do primeiro jornal no Brasil, o Correio Braziliense, editado por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, em Londres.

Comentários (0)