cover
Tocando Agora:

Professor Eron Rodrigues fala sobre benefícios da música em nossa vidas

Eron Rodrigues é formado em Licenciatura em Educação Musical, multi-instrumentista, Pós-graduado em Neurociência, Musicoterapeuta (ABMT 315- SP) e preparador vocal.

Professor Eron Rodrigues fala sobre benefícios da música em nossa vidas
Foto: Divulgação

Da Redação

A reportagem da Rádio ES conversou com o renomado professor de música de Andradina e região, Eron Rodrigues, formado em Licenciatura em Educação Musical, multi-instrumentista, Pós-graduado em Neurociência, Musicoterapeuta (ABMT 315- SP) e preparador vocal.

Eron Rodrigues tem levado o nome de Andradina para o Brasil, onde o mesmo faz parte de diversas associações e grupos que disseminam o estudo científico e didático da música em vários estados.

O professor relata que a música é uma forma de expressão universal que transcende barreiras culturais e linguísticas e que, para fazer aulas de música não há pré-requisitos, basta uma pitada de querer e um excelente professor, que o aluno vai ter uma variedade de benefícios, além da habilidade musical.

Os benefícios são vários, por exemplo, para uma criança as aulas de música podem ter um impacto profundo no desenvolvimento cognitivo, a prática musical estimula áreas do cérebro relacionadas à linguagem, memória e raciocínio lógico,  estudos mostram que crianças que aprendem música tendem a ter um desempenho acadêmico melhor, pois aprender a tocar um instrumento requer prática e paciência.

Durante o desenvolvimento da prática com conquista de habilidades musicais, pode aumentar a autoestima e a importância da disciplina e do esforço, fora o estimulo social que também é grande, e participando de aulas em grupo promove a interação social e o trabalho em equipe, assim, as crianças aprendem a colaborar e melhorar a comunicação.

Já nos adultos, a música oferece uma nova forma de expressão e também uma oportunidade de crescimento pessoal, tocar um instrumento ou cantar pode ser uma excelente forma de aliviar o estresse e a ansiedade, pois a música proporciona um escape emocional e uma maneira de relaxar após um dia agitado, além de estimular a criatividade, a música, aliada com algumas matérias como composição e improviso, pode ajudar os adultos a expressar suas emoções e ideias de maneira única, sem falar que pode abrir novas oportunidades profissionais, especialmente em áreas como educação, terapia musical e entretenimento.

Para os idosos as aulas de música podem ser extremamente benéficas, pois contribui para o bem-estar mental e físico, a música pode ajudar a manter o cérebro ativo e engajado, com diversos estudos científicos comprovando que a prática musical pode retardar o declínio cognitivo e a melhora da memória e que, a música pode servir como um meio poderoso de expressão emocional, ajudando os idosos a lidar com sentimento de perda, tristeza e até mesmo da solidão, com aulas em grupo podendo fortalecer os laços sociais, que são cruciais para a saúde mental na terceira idade.

O professor Eron ressalta que fazer aulas de música traz benefícios inegáveis em todas as fases da vida, desde o aprimoramento das habilidades cognitivas nas crianças até a manutenção da saúde mental nos idosos, com a música desempenhando um papel vital no desenvolvimento pessoal e na qualidade de vida, independentemente da idade, nunca é tarde para começar a explorar o mundo da música, seja para aprender um novo instrumento, cantar ou simplesmente se divertir, a música tem algo a oferecer para todos.

“Nós aqui da escola de música NMER temos todo embasamento científico para atender todas as idades e experiência para trilhar estratégias para candidatos que requeiram uma atenção especial. Todos os cursos são bem elaborados, garantido aprendizagem plausível para todos”, finaliza o professor e diretor da escola, Eron Rodrigues.

Comentários (0)