No Mês das Mulheres Saúde e RAPAC conscientizarão sobre o câncer feminino
Existem em Andradina aproximadamente 15 mil mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos que são beneficiárias diretas pelo convênio

Na última quarta-feira (26), em comemoração ao Mês das Mulheres e ao Março Lilás (mês de luta e incentivo contra o câncer de colo uterino), a parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e RAPAC realizou uma palestra com a Dra Flavia Leonelo que abordou o tema de extrema importância para a população feminina sobre a prevenção do câncer.
No final abriu para perguntas, tendo uma importante participação dos presentes. Estiveram presentes a Secretária de Saúde- Maristela Rodrigues Marinho, a Secretaria Adjunta Jaqueline de Freitas, a presidente da RAPAC - Magali Tozzi, a vereadora Leila Rodrigues e as Educadoras de Saúde e Humanizado Eloá Pessoa e Carla Back.
Números
Em 2022, houve a marca histórica de morte de mulheres por câncer. Estima-se que 666.103 mulheres morreram de câncer de mama no mundo. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e a principal causa de morte por câncer em mulheres.
Estimativas globais
Cerca de 1 em cada 12 mulheres morrerão de câncer, a carga da doença varia de acordo com o desenvolvimento humano, em países com IDH muito elevado, uma em cada 71 mulheres morrerá de câncer de mama e em países com IDH baixo, uma em cada 48 mulheres morrerá de câncer de mama.
Brasil
Em 2024, estima-se que 73.610 mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil e a incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 50 anos.
Em Andradina
Existem em Andradina aproximadamente 15 mil mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos que são beneficiárias diretas pelo convênio. Em 2.024 foram atendidas 3.358 mulheres gerando milhares de ações de atendimento.
A prefeitura de Andradina assinou em março a renovação do acordo do Programa de Prevenção do Câncer do Colo Uterino com a Fundação PIO XII – Hospital de Amor de Barretos. Esse convênio é responsável pelo atendimento a mulheres no maior hospital especializado da América Latina com mais de 3 mil pacientes atendidas no ano de 2024.
A parceria mantém o município como referência nos exames preventivos (Papanicolau) o que representa um verdadeiro “plano de saúde” para mulheres da cidade em relação a esse problema. Através do programa, a coleta em Andradina é um eficaz método de detecção e tratamento deste tipo de câncer, sendo garantido o acompanhamento início meio e fim no caso de alguma alteração no resultado. Nos últimos quatro anos o convênio atendeu 15.322 pacientes.
Fonte: Comunicação Prefeitura de Andradina
Comentários (0)