cover
Tocando Agora:

Colheita de uvas, degustação e aprendizado marcam 1ª Vindima da Terroir Cinco Elos

No domingo (15), a vinícola Terroir Cinco Elos realizou sua primeira colheita de uvas com um evento voltado ao público e à imprensa, intitulado 1ª Vindima.

Colheita de uvas, degustação e aprendizado marcam 1ª Vindima da Terroir Cinco Elos
Colheita de uvas, degustação e aprendizado marcam 1ª Vindima da Terroir Cinco Elos (Foto: Reprodução)

Por André Longarini


No domingo (15), a vinícola Terroir Cinco Elos realizou sua primeira colheita de uvas com um evento voltado ao público e à imprensa, intitulado 1ª Vindima.


O evento teve início às 8h com uma calorosa recepção. Logo após as palavras do empresário Mário Celso Lopes, proprietário da vinícola, foi servido um delicioso café da manhã, que contou também com a degustação de dois tipos de espumantes já produzidos pela vinícola, além da animação do DJ Serginho Tauz.


Fundada em 2023 por Mário Celso Lopes, a vinícola conta com aproximadamente 36 mil pés de uva e já é um marco para a região, trazendo uma nova opção de cultivo e quebrando o paradigma da plantação de uvas na localidade.


Segundo Mário, o primeiro passo do projeto foi dado com a viticultura, focada apenas na parte agrícola. Agora, o segundo passo é a implantação da vitivinicultura, que abrange o plantio das uvas (já existente) e a produção de vinhos e espumantes, para os quais será construída uma unidade de produção.


Para que isso fosse possível, Mário buscou parcerias e profissionais especializados que ajudassem com estudos e consultorias visando o melhor tipo de uva e a melhor forma de plantio.


Hoje, ele conta com a parceria do técnico agrícola Marcos Bertasso, de Ricardo Pereira, da Provitis Consultoria, especializada em viticultura e enologia, e do enólogo Marcos Vian.


Um fato curioso citado por Mário é que o plantio na vinícola resultará em duas safras por ano, o que é diferente de outras regiões, onde ocorre apenas uma. Para o prefeito, isso possibilita uma parceria com produtores de Andradina e região, oferecendo assistência e conhecimento para que o plantio seja totalmente convertido em vinhos e espumantes na futura fábrica que será construída na vinícola.


A Cooperativa Canteiro Agrário de Andradina, que já é parceira do empresário e fornece vários tipos de frutas e hortaliças para o Acqualinda, também esteve presente, assim como técnicos do ITESP.


Os presentes tiveram a oportunidade de participar da colheita das uvas, que foram direcionadas para um barracão, onde foi explicado o processo de manipulação da uva em máquinas trazidas especialmente para a demonstração, já que a fábrica e um restaurante estão previstos para serem construídos.


Mário finalizou o evento anunciando que, para meados do ano que vem (junho/julho), ocorrerá mais uma colheita, destinada à produção de vinhos tintos, e espera que toda a estrutura da fábrica e do restaurante esteja pronta até lá.


Comentários (0)