cover
Tocando Agora:

Quarta-feira de Cinzas marca inicio da quaresma e da Campanha da Fraternidade 2025 com missas realizadas em toda a Diocese

Em toda a Diocese houve missas em horários alternativos, que foram da parte da manhã até a noite.

Quarta-feira de Cinzas marca inicio da quaresma  e da Campanha da Fraternidade 2025 com missas realizadas em toda a Diocese
Dom Sergio Krzywy

Na quarta-feira (5/3) teve início a caminhada quaresmal para os fiéis com a Quarta-Feira de Cinzas. Em todo o Brasil, a data também marca a abertura da Campanha da Fraternidade 2025, a qual tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema: “”Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31)”.


A Campanha da Fraternidade teve  sua abertura em todas as paróquias na Santa Missa. Antes disso, as regiões pastorais e os representantes de todas as paróquias vivenciaram formações acerca do tema proposto, tendo como missão posterior formar também as comunidades.


Em toda a Diocese houve missas em horários alternativos, que foram da parte  da manhã até a noite. O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu a Santa Missa de Quarta-Feira de Cinzas na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida celebrada às 19h30.

Na Catedral Diocesana, antes da Santa Missa presidida pelo Bispo houve a oração do Santo Terço, às 19h, conduzida pelo grupo do Terço dos Homens.

Em  andradina nas Paróquias são Sebastião e Nossa  Senhora das  Graças as missas foram as 19:30 horas


Revisão


O Vigário-Geral da Diocese de Araçatuba, padre Charles Borg destaca que a Quarta-feira de Cinzas marca o início da caminhada quaresmal, período que para ele tem um valor fundamental de revisão de vivência e transformação a partir do silêncio e da reflexão.


“O tempo da Quaresma é a época mais propícia para realizar uma proveitosa revisão espiritual. Com o definido objetivo de alcançar um patamar mais aprimorado na condição de discípulo. Assim como acontece com a revisão do automóvel, o sujeito precisa dispor-se a ficar algumas horas privado de certos confortos. No caso da revisão espiritual, a oficina recebe o nome de deserto. Na Bíblia, o deserto representa o lugar privilegiado onde a pessoa pode encontrar-se consigo mesmo e com Deus. Sem ruídos e livre de interferências, o sujeito se recolhe, voluntária e propositalmente, para analisar a própria conduta à luz das exigências do evangelho. A liturgia cristã sugere tradicionalmente três referências principais para realizar, proveitosamente, essa revisão: analisar a vida de oração, caprichar na disciplina e aprimorar a prática da fraternidade”, afirma.


Mesmo com as renúncias, Borg salienta que revisões levam a caminhos de fortaleza. “Revisões são necessárias. Envolvem custos e implicam desconfortos. Os benefícios, todavia, compensam! Neste tempo da Quaresma, a Igreja renova o apelo para que o fiel se submeta voluntariamente a uma apurada revisão espiritual. Sairá da oficina quaresmal renovado e espiritualmente fortalecido”, conclui

Fonte: Diocese de Araçatuba

Comentários (0)