Celebração de Corpus Christi leva centenas de fiéis pelas ruas da cidade

  • 09/06/2023
  • 0 Comentário(s)

Celebração de Corpus Christi leva centenas de fiéis pelas ruas da cidade

No calendário litúrgico da Igreja Católica, a solenidade de Corpus Christi faz referência à instituição da Eucaristia, que representa o Corpo e Sangue de Jesus Cristo na hóstia consagrada.

As paróquias Nossa Senhora das Graças e São Sebastião tradicionalmente fazem a missa e logo após a procissão, e pela manhã os fiéis das duas paróquias se juntaram para fazerem os enfeites para a passagem do Santíssimo Sacramento da Eucaristia e tudo é feito com muito amor e carinho.
“Fazemos tudo com muito amor e carinho na simplicidade do coração e na fraternidade com os irmãos das duas paróquias”.
Na confecção do tapete são usados diversos materiais que foram arrecadados por todos como pó de serra, casca de ovos, pó de café entre outros, que aos poucos vão dando um colorido pelas ruas da cidade. 

A missa realizada na Paróquia Nossa Senhora das Graças com a presença dos quatros padres sendo Padre Sebastião Gonsalves e Padre Francis Morais da São Sebastião e os padres Rafael Casari e Rafael Lopes da Nossa Senhora das Graças.

A participação na missa teve fieis de Andradina e de outras cidades que deixaram a igreja completamente lotada, e que seguiram a Santíssimo Sacramento pelas ruas e segundo o padre Rafael Casari, este é o único dia em que a igreja faz esta manifestação pública de sua fé.

A data móvel apresenta variações a cada ano, mas acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, celebrado uma semana após o domingo de Pentecostes pelos católicos.

A festa de Corpus Christi é celebrada sempre em uma quinta-feira, 60 dias após o domingo de Páscoa. A escolha do dia da semana faz memória à realização da última ceia de Cristo com os apóstolos, momento em que, segundo a tradição cristã, foi instituída a Eucaristia.

No link abaixo tem as fotos tiradas na preparação dos enfeites e se a sua não estiver, não se preucupe Deus sabe que você esteve lá:

 https://www.radioes.com.br/fotos#Corpus%20Christi%20%202023

Definição da data

Para entender a variação do dia da festa de Corpus Christi é preciso voltar um pouco o calendário das festividades religiosas.

A Páscoa, que celebra a ressureição de Cristo, é realizada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, no hemisfério Norte, momento do equinócio de outono, na parte Sul do globo terrestre. A definição pela data da Páscoa é fruto de uma decisão da Igreja Católica realizada durante o Concílio de Niceia, no ano de 325.

O equinócio é o fenômeno astronômico que ocorre no dia em que a incidência solar sobre a Terra é exatamente a mesma sobre os hemisférios Norte e Sul. Nessa ocasião, o dia e a noite contam com a mesma quantidade de horas. O equinócio acontece duas vezes ao ano, marcando o início das estações de outono, em março no Sul e setembro no Norte, e da primavera, em março no Norte, e em setembro no Sul.

Importância da Eucaristia

Para os cristãos católicos, receber a hóstia consagrada é o ato de vínculo mais íntimo entre os fieis e Cristo. A comunhão, que acontece em missas ou celebrações, é um dos momentos mais importantes da liturgia, que inclui oração e reflexão.

“O augustíssimo Sacramento é a Santíssima Eucaristia, na qual o próprio Senhor Jesus Cristo se contém, se oferece e se recebe, e pela qual continuamente vive e cresce a Igreja. O Sacrifício Eucarístico, memorial da morte e ressurreição do Senhor, em que se perpetua através dos séculos o Sacrifício da Cruz, é a culminância e a fonte de todo o culto e da vida cristã, pelo qual se significa e se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a edificação do Corpo de Cristo”, diz trecho do Código de Direito Canônico da Igreja Católica.

Na celebração de Corpus Christi, os cristãos relembram o momento em que Cristo partilhou o pão e o vinho com os discípulos na última ceia.

“Esse tesouro de valor incalculável, a Santíssima Eucaristia, foi instituído por Jesus na última ceia, na quinta-feira santa. Mas, então, na semana santa, a Igreja estava ocupada com as dores da Paixão de Cristo. Por isso, na primeira quinta-feira livre depois do tempo pascal, ou seja, a Igreja festeja com toda a solenidade Jesus Cristo, vivo e ressuscitado, presente sob as espécies de pão e vinho, na Hóstia Consagrada”, explica dom Fernando Arêas Rifan, bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.

(Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Dois Triste

Simone Mendes

top2
2. Haverá Sinais

Jorge e Mateus, Lauana Prado

top3
3. Deu Moral

Zé Neto e Cristiano

top4
4. Torre Eifhel

Manu Batidão

top5
5. Gosta de Rua

Felipe e Rodrigo

Anunciantes