Debate com prefeitos promovido pela Rádio Metrópole tem tom cordial e ausência

  • 27/09/2024
  • 1 Comentário(s)

Debate com prefeitos promovido pela Rádio Metrópole tem tom cordial e ausência

Por André Longarini

Na noite de quarta-feira (26) o auditório da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Andradina) recebeu os candidatos a prefeito Mário Celso Lopes (PSD) e Manoel Messias de Almeida (PT) para um debate promovido pela Rádio Metrópole FM. O candidato Jamil Akio Ono (Republicanos) não compareceu e em nota, que está no final da matéria, explicou os motivos da ausência.

O debate teve como mediador o jornalista Carlos Camargo, além do radialista Miltinho Boa Pessoa e a apresentadora Ana Carolina Esteves, que participaram fazendo perguntas. O jornalista Gustavo Trevisan esteve como responsável pela análise de pedido de direito de resposta.

No primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si e a temática ficou sobre a questão da habitação, com Messias perguntando sobre o programa para famílias de baixa renda.

Mário iniciou a resposta dizendo que o déficit habitacional diminuiu e que solicitou a análise e atualização para poder utilizar o programa Minha Casa Minha Vida, que é um programa acessível com parcelas baixas.

Messias ressaltou que a cidade já foi beneficiada com pelo menos 3 empreendimentos de nível faixa 1, com faixa de 25 a 85 reais a parcela, podendo ser pagas em 10 anos.

No segundo bloco, Ana Carolina fez a pergunta a Mário sobre propostas de como melhorar a saúde do município. Mário começou a resposta falando firme sobre a intervenção da Santa Casa e citou que a situação estava crítica, com muitos problemas, ressaltando o que já foi feito neste período, como a abertura da hemodiálise e outras benesses.

No seu comentário, Messias ressaltou que a saúde é prioridade e que irá olhar para a questão das filas de consultas e cirurgias, para que haja rapidez no atendimento a quem precisa.

Miltinho Boa Pessoa fez a pergunta a Messias sobre a volta do futebol profissional e como irá aproveitar o antigo bosque municipal. Messias disse que, para a volta do Andradina, só há a necessidade de se deixar o estádio em condições e com todos os laudos, cedendo ao clube e que pretende apoiar as categorias de base para que sejam restauradas as escolinhas nos bairros. Sobre o bosque, pretende reformar e criar espaços para caminhadas e atividades lúdicas.

No terceiro bloco, os candidatos novamente puderam fazer perguntas entre si. Quem começou foi Mário, indagando Messias sobre a postura do ex-prefeito Jamil Ono, onde cita que o mesmo não tem coerência política sendo um oportunista. Messias ressaltou a ingratidão do ex-prefeito que governou por dois mandatos pelo PT e que, no governo de sua sucessora, Tamiko Inoue, quem governava era Jamil, sendo que Tamiko só assinava.

No último bloco foi sorteado o tema educação e os candidatos teceram comentários, com Messias falando sobre a preocupação com creches, principalmente a instalação de creches noturnas, que foi também a preocupação de Mário, ressaltando que com a cidade tendo o turismo crescente, muitos trabalhos são no período noturno e que há a necessidade de se criar creches noturnas.

O outro tema sorteado foi saúde. E quem começou os comentários foi Mário, que salientou sobre a pretensão de criar um centro de oncologia e também implantar o programa de Telemedicina, onde o paciente é atendido através de consultas online, não precisando se deslocar às unidades de saúde.

Messias ressaltou a importância do investimento para que possa ser humanizado o sistema de saúde, informatizar o sistema de comunicação das UBS com a secretaria de saúde, melhorando a agilidade nos atendimentos e investimento para contratação de cirurgias.

Os dois candidatos encerram o debate tendo 5 minutos para as considerações finais. Mário começou falando sobre a venda a “preço de banana” do sistema de águas do município por 30 anos por 3 milhões, alegando que no mínimo valeria 30 milhões e que a forma como foi feita foi escandalosa, onerando a cidade e a prefeitura.

Messias rebateu que não houve venda, mas sim uma outorga onerosa e uma concessão de 30 anos, salientando que não havia outra saída, sendo que o sistema estava sucateado e que as opções seriam ou trazer a Sabesp ou fazer uma autarquia e, por isso, foi feita a concessão de 30 anos.

Ao fim, os candidatos agradeceram e ressaltaram a importância do debate, se cumprimentando e posando para fotos.

Nota do candidato Jamil Ono à Rádio Metrópole

"A Coligação Andradina para Todos, por seu representante legal Hernani Martins da Silva, vem por meio deste ofício expressar seu agradecimento pelo convite para participar do debate entre candidatos a prefeito de Andradina, a ser realizado por esta responsável emissora.

Entretanto, após cuidadosa consideração, informamos que o candidato Jamil Akio Ono não comparecerá ao referido debate. Essa decisão se deve ao fato de que, nos últimos encontros e interações públicas, o candidato tem sido alvo de constantes ataques por parte de seu adversário, o que tem desvirtuado o foco do debate político para um campo de ataques pessoais e preconceituosos.

Acreditamos que o diálogo democrático deve ser pautado pelo respeito e pela civilidade, e não pela degradação do debate em ofensas pessoais. O compromisso de Jamil Akio Ono é com uma política ética e respeitosa, que prioriza propostas e soluções para os desafios enfrentados pela nossa cidade.

Agradecemos a compreensão e reiteramos nosso respeito à Rádio Metrópole de Andradina, bem como à importância do debate democrático para a sociedade."


#Compartilhe

1 Comentários


Deixe seu comentário








PAULO RODRIGUES NOVAES

27/09/2024

Bem democrático e civilizado. Parabéns pela educação dos candidatos!

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Dois Triste

Simone Mendes

top2
2. Haverá Sinais

Jorge e Mateus, Lauana Prado

top3
3. Deu Moral

Zé Neto e Cristiano

top4
4. Torre Eifhel

Manu Batidão

top5
5. Gosta de Rua

Felipe e Rodrigo

Anunciantes