Bon Odori volta a ser realizado após quatro anos parado em Andradina
- 17/09/2024
- 0 Comentário(s)
Por André Longarini
Na noite de sábado (14), o clube da AACEA (Associação Assistencial Cultural e Esportiva de Andradina) realizou sua 63ª edição do Bon Odori, após uma parada de quatro anos e reuniu milhares de pessoas que puderam curtir as danças e músicas tradicionais da cultura japonesa, além da culinária que podia ser degustada em uma bela praça de alimentação.
A abertura do evento contou com a presença da presidente da AACEA, a ex-prefeita Tamiko Inoue, Neuza Horikawa, presidente da Fujinkai, Takeshi Kuriyama presidente, Akio Sato, presidente da Associação de Ilha Solteira, Hidetoshi Sogawa, presidente da Associação da 3ª Aliança, Takeshi Sasaki, presidente da Associação de Mirandópolis, Edgar Kobayashi, presidente da Associação de Formosa, Shoji Korin, presidente da Associação de Guaraçaí, Oswaldo Kayama, presidente da Associação de Pereira Barreto, Marcos Sabani, presidente da Associação de Guararapes, Jorge Tanabe, representando a Associação de Valparaiso, Riyo Yuba, presidente da Associação da 1ª Aliança, Carlos Mada Templo Honpa Hongwanji de Araçatuba, Kazoshi Shiraishi, presidente da Associação de Araçatuba, Oswaldo Tanaka, presidente da Associação de Birigui e Sergio Yamashita, presidente da Associação de Lavínia.
Em sua fala, Tamiko destacou a importância do evento para a colônia japonesa e a felicidade em estar o realizando após quatro anos.gradeceu a colaboração de todos da associação para que a festa pudesse ocorrer e também a presença de várias associações de toda a região.
Assista a festividade na integra : 63° BON ODORI DE ANDRADINA - 14.09 (youtube.com)
Bon Odori
O Bon Odori é uma tradição japonesa originária do budismo. A cada ano, entre os meses de julho e agosto, o Japão celebra grandes festivais de verão que frequentemente incluem esta manifestação cultural. Apesar de ser uma celebração em memória dos falecidos, é realizada num ambiente de alegria e festividade, com comida, rituais e a famosa dança do Bon Odori. O objetivo é expressar gratidão pelo trabalho árduo dos antepassados, que possibilitaram as conquistas do presente e cooperaram em outros tempos para um futuro melhor.