Agosto Dourado – médicos e cientistas ressaltam a importância da amamentação
- 22/08/2022
- 0 Comentário(s)
A campanha Agosto Dourado teve início em um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1990, em Nova Iorque. O objetivo desse encontro foi criar a Declaração de Innocenti, voltada para a amamentação, com o intuito de debater ações mundiais de conscientização.
Sendo assim a, Secretaria de Saúde do Governo de Andradina está com uma programação especial para a campanha Agosto Dourado, que chama a atenção para a importância do aleitamento materno.
O Agosto Dourado, instituído pela lei estadual nº 14.726/15 e lei federal nº 13.435/17, sendo que o nome é uma alusão ao leite materno, que é considerado "alimento padrão ouro" para os recém-nascidos.
Em Andradina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estabeleceu estratégias para “fortalecer a amamentação, com conscientização, educação e apoio.
Segundo Carla Back, que é Coordenadora de Atenção Básica, o leite materno tem tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Nutrientes e anticorpos essenciais fazem com que o bebe que só recebe o leite materno não precise consumir chá, sucos ou água”, destaca. De fácil digestão, o leite materno promove um melhor crescimento e desenvolvimento dos bebês e também protege contra doenças, prevenindo alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma. Além disso, eles têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro.
No dia 25 de agosto as 16 horas – Pedágio no cruzamento da Avenida Guanabara com Bandeirantes e o objetivo é divulgar o apoio ao aleitamento materno e o evento Agosto Dourado.
No dia 26 de agosto das 8 às 13 horas na Câmara Municipal, acontece o I Fórum Municipal sobre Aleitamento Materno.
No dia 27 de agosto, das 13 às 18 horas, no Oeste Plaza Shopping, acontece o II “Mamaço” de Andradina, um ato de apoio a amamentação.
Carla conta que o fórum Municipal sobre Amamentação terá a participação especial de especialistas no assunto, com da Prefeitura Municipal de Andradina e da Clínica Íntegra Saúde Karen de Andrade Lopes Avanço, especialista em nutrição materno infantil com o tema: Mitos e Verdades na Alimentação da Lactante.
Stela Alberto Amorim da Cruz, especialista em Saúde da Mulher e consultora em amamentação, com o tema: O sucesso da Amamentação Está na Busca do Conhecimento.
Nádia Elisa Evangelista de Freitas, especialista em ortodontia e ortopefia facial e funcional dos maxilares, com o tema: A Importância da Avaliação do Freio Lingual.
Thais Marques, especialista em Saúde da Família, com o tema: O Papel do Médico da Família no Incentivo ao Aleitamento Materno.
Os benefícios para o bebe são:
● Cria uma conexão maior com a mãe;
● Enfrenta menos cólicas pois a digestão melhora;
● Inteligência estimulada;
● Menos riscos de desenvolver doenças alérgicas;
● Diminuem as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma;
● Estimula e fortalece a arcada dentária;
● Previne contra a diarreia;
● Previne problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores devido à sucção.
Os benefícios para a mãe são:
● Reduz o sangramento após o parto, ao produzir ocitocina;
● Intensifica a perda de peso;
● Ajuda a evitar a osteoporose;
● Protege contra doenças cardiovasculares;
● Diminui a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.