1 de março: o dia em que a cidade de Andradina sentiu a perda de um ilustre

  • 10/03/2024
  • 0 Comentário(s)

1 de março: o dia em que a cidade de Andradina sentiu a perda de um ilustre

No dia 1 de março, a cidade de Andradina sentiu a perda de um ilustre de nossa cidade, João Antônio Patrício, conhecido popularmente como "João da Viola".

Em nota, por meio de um aplicativo de mensagens, a Orquestra Andradinense de Viola Caipira "Nego Viana" soltou a seguinte nota:

“A Orquestra Andradinense de Viola Caipira "Nego Viana", abalada sentimentalmente diante da triste "partida" do inesquecível e lendário "João da Viola", se solidariza neste momento de dor com a amiga Francisca e os seus familiares, amigos e companheiros de jornada, com o firme desejo e a grande esperança de que a querida alma do nosso grandioso violeiro e saudoso companheiro está com DEUS.

Luz, paz, fé, esperança e conforto pra todos.

(Orquestra Andradinense de Viola Caipira "Nego Viana")”

João da Viola nasceu em 27/05/1955, no Bairro Timboré, zona rural do Município de Andradina-SP. Filho de Joaquim Patrício e de Maria Rosa de Jesus, neto dos avós maternos Antônio Domingues e Josefina Rosa Domingues, e dos avós paternos João Patrício e Generosa Patrício; casado há 24 anos com Francisca Oliveira Patrício e pai de Jean Ricardo Patrício.

Foi servidor público municipal de Andradina por muitos anos, na função de vigia, cargo em que se aposentou após ter trabalhado inclusive por longo tempo no Fórum da Comarca local, colaborando em muito e zelando pela segurança das instalações daquele prédio.

João da Viola residiu com sua família sempre em Andradina-SP, mais precisamente no Bairro Timboré, no Bairro São Francisco, na Fazenda Primavera, no Bairro Pereira Jordão, no Bairro Piscina, no Jardim Brasil, na Vila Cohab Gasparelli, na Vila Passarelli, na Vila Mineira e, por último, no centro da cidade, mais precisamente na Rua Evandro B. Calvoso, entre as Ruas Alexandre Salomão e Ceará.

Todos são unânimes em dizer que ele sempre foi uma pessoa simples, correta, educada, respeitosa, discreta, religiosa, carismática, festeira, do bem, de fino trato, músico instrumentista e cantor sertanejo de raiz, atributos estes que lhe renderam ao longo da vida centenas de amigos, colegas, companheiros, admiradores e alunos.

“Exímio violeiro e cantor, inicialmente por breve período no violão e em seguida para toda a sua vida, na viola caipira, magistralmente tocando, cantando, encantando, embalando, alegrando e ensinando várias gerações de pessoas amigas e aficionadas, inclusive como professor do curso de viola caipira que possuía na sua própria casa”, disseram os componentes da Orquestra de Viola Caipira Nego Viana

João da Viola formou duplas memoráveis e inesquecíveis com diversos companheiros, dentre os quais Jacir, Adib, Timóteo, Pavão, Turbinado e Jorge, além de vários outros parceiros violeiros e cantadores, com os quais fez centenas de apresentações e shows em programas de auditório, no rádio e na televisão, além de apresentações variadas em bairros, vilas, clubes, entidades, empresas, chácaras, sítios e fazendas, bem como em festas particulares/coletivas/sociais, desfiles, confraternizações, concursos e festividades cívica/religiosa/filantrópica, local e regional.

Integrou assiduamente desde o ano 2004, com grande carisma, maestria, firmeza, brilho, beleza, respeito, competência e liderança musical, como violeiro solista e cantador, a Orquestra Andradinense de Viola Caipira "Nego Viana", com a qual se apresentou maravilhosamente em mais de 250 localidades, realizando centenas de apresentações, sempre representando bem e dignamente a cidade de Andradina -Terra do Rei do Gado, dela se afastando momentaneamente algumas vezes e com mais intensidade nos últimos tempos, por problemas e complicações inerentes à sua já debilitada saúde.

“Por tudo isso e muito mais é que o amigo e companheiro de jornada João Antônio Patrício, lendário "João da Viola", foi sem dúvida nenhuma uma grande e querida pessoa que passou nas nossas vidas, com certeza agora a bondosa e querida alma dele está com DEUS”, disse o Dr. Carlos Casati em nota da Orquestra.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Dois Triste

Simone Mendes

top2
2. Haverá Sinais

Jorge e Mateus, Lauana Prado

top3
3. Deu Moral

Zé Neto e Cristiano

top4
4. Torre Eifhel

Manu Batidão

top5
5. Gosta de Rua

Felipe e Rodrigo

Anunciantes