APTA de Andradina recebeu visita do Secretário de Agricultura e Abastecimento

  • 30/01/2024
  • 0 Comentário(s)

APTA de Andradina recebeu visita do Secretário de Agricultura e Abastecimento

Por André Longarini

Na última quinta-feira (25), a unidade da APTA de Andradina (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio) recebeu a visita do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai.

A visita faz parte de um trabalho que Piai está realizando, que é de conhecer todas as unidades paulistas vinculados à pasta da Secretaria de Agricultura.

Antes da visita, ele esteve na região do Pontal do Paranapanema, onde realizou a entrega de mil e duzentos títulos de posse de propriedades rurais, em ação que aconteceu no município de Euclides da Cunha, sendo a maior entrega já realizada no Estado.

Ao chegar, Piai foi recebido pela diretora da unidade, Neli Cristina Belmiro dos Santos, e demais servidores da APTA, que fizeram a apresentação inicial, explicando tudo o que é feito na unidade.

Também estiveram presentes representantes da Cati, Itesp e Unesp, que acompanharam a visita, que serviu também para troca de informações e solicitações ao secretário.

O presidente da Associação dos Produtores de Abacaxi de Guaraçaí também esteve presente.

Piai enfatizou a importância do trabalho realizado na unidade e as parcerias que a unidade mantém com o setor privado, destacando o modelo de integração lavoura-pecuária-floresta desenvolvido na fazenda, sendo referência para todo o estado, além do desenvolvimento de mudas de cana, entre outros projetos de destaque.

APTA Regional de Andradina

A Unidade Regional de Pesquisa e Desenvolvimento de Andradina foi fundada em 5 de outubro de 1972, criada como Estação Experimental do Instituto de Zootecnia, hoje pertencente a APTA Regional.

Na sua constituição tinha importante atuação de pesquisa de bovinos da raça Nelore e Guzerá, com aptidão leiteira e experimentos com búfalos.

Com uma área total de 817,59 ha, e uma área de 4,20 ha cedida a CTEEP. O imóvel possui CCIR, com classificação fundiária de Grande Propriedade Produtiva. Dotada de recursos hídricos e remanescentes da Mata Atlântica e cerrado, possui a Reserva Biológica de Andradina de186 há, sendo considerada modelo de proteção da água, do solo e natureza, inclusive utilizada para aulas de campo e pesquisas.

Atualmente, desenvolve pesquisas com melhoramento genético do rebanho Nelore Mocho, sistemas de produção integrada Lavoura-Pecuária-Floresta, possuindo 40 edificações e rebanho de 394 cabeças bovinas, contando com 3 pesquisadores científicos, doutores sediados e 11 servidores de carreira de apoio.

Apresenta parcerias com Universidades, escolas técnicas, instituições públicas da Secretaria de Agricultura de SP (CATI, Defesa Agropecuária, ITESP), todos os institutos da APTA, Prefeituras Municipais regionais, Cooperativas, Sindicato Rural de Andradina, FAPESP e Fundação Agrisus) e parcerias público-privadas (Pedra Agroindustrial, Biotrop). A Unidade gera montante de recursos consideráveis com a alienação de resíduos de pesquisa e tem investido em infraestrutura e pesquisa para potencializar suas atividades bem como de parceiros.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Dois Triste

Simone Mendes

top2
2. Haverá Sinais

Jorge e Mateus, Lauana Prado

top3
3. Deu Moral

Zé Neto e Cristiano

top4
4. Torre Eifhel

Manu Batidão

top5
5. Gosta de Rua

Felipe e Rodrigo

Anunciantes